As lesões precursoras são alterações nas células mamárias que podem indicar o início do desenvolvimento do câncer de mama. Entre elas estão as seguintes condições:
Hiperplasia com Atipias
Este é o primeiro estágio do desenvolvimento do câncer. As células começam a mudar de tamanho e seu material genético (DNA) sofre alterações. Quem tem esse tipo de alteração tem um risco quatro vezes maior de desenvolver câncer de mama. Este estágio serve como um aviso inicial de que algo não está bem e precisa ser monitorado.
Carcinoma In Situ
O carcinoma in situ é a segunda etapa do desenvolvimento do câncer. As células alteradas são muito parecidas com as cancerígenas, mas continuam confinadas dentro do ducto mamário e não se espalharam. O risco de se tornar um câncer invasivo pode chegar a 50% em 10 anos. É um estágio que requer atenção médica de forma mais intensa para evitar que o câncer avance.
Carcinoma Invasor
O carcinoma invasor, ou câncer invasivo, ocorre quando as células cancerígenas rompem o ducto mamário e começam a invadir outros tecidos ao redor. Este é um estágio avançado do câncer que precisa de tratamento imediato e intenso para controlar sua disseminação.