Mamoplastia

Mamoplastia é um termo geral que se refere às cirurgias plásticas realizadas nos seios para alterar seu tamanho, forma ou posição. Existem diferentes tipos de mamoplastia, cada uma com um objetivo específico, sendo as mais comuns a mamoplastia de aumento, a mamoplastia redutora e a mastopexia (elevação dos seios).

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia que utiliza implantes de silicone ou solução salina para aumentar o tamanho dos seios. Este procedimento é escolhido por mulheres que desejam aumentar o volume dos seios por razões estéticas ou para corrigir assimetrias mamárias.

Procedimento: os implantes podem ser colocados sob o tecido mamário ou o músculo peitoral. As incisões para a inserção dos implantes podem ser feitas ao redor da aréola, na dobra abaixo do seio ou na axila;

Recuperação: o tempo de recuperação varia, mas leva geralmente de uma a duas semanas para o retorno às atividades normais, com restrições a atividades físicas intensas por um período mais prolongado.

Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora é a cirurgia destinada a reduzir o tamanho dos seios, removendo o excesso de gordura, tecido glandular e pele. Este procedimento é muitas vezes realizado para aliviar o desconforto físico causado por seios muito grandes, como dor nas costas, pescoço e ombros, além de irritação da pele.

Procedimento: durante a cirurgia, o cirurgião faz incisões para remover o excesso de tecido e reposicionar a aréola e o mamilo para uma posição mais elevada e proporcional;

Recuperação: a recuperação pode levar várias semanas, com inchaço e desconforto inicial, e a necessidade de usar um sutiã de suporte especial durante o período de cicatrização.

Mastopexia

A mastopexia, ou lifting de mama, é uma cirurgia que eleva e remodela os seios caídos ou flácidos. Este procedimento é popular entre mulheres que experimentaram mudanças nos seios devido à gravidez, amamentação, perda de peso significativa ou envelhecimento.

Procedimento: o excesso de pele é removido e o tecido mamário é ajustado para levantar os seios. A aréola e o mamilo também podem ser reposicionados para uma aparência mais jovem e elevada;

Recuperação: a recuperação envolve inchaço e desconforto por algumas semanas, com restrições a atividades físicas intensas até que a cicatrização esteja completa.