Exames preventivos para câncer de mama

A mamografia é o principal exame preventivo para câncer de mama. Outros exames que podem ser utilizados neste cenário são a ultrassonografia mamária (USM) e a ressonância magnéticas das mamas (RMM). Vale ressaltar que a utilização tanto da USM quanto da RMM é para casos bem específicos conforme indicação médica.

Aqui é extremamente importante entender a terminologia médica e vale uma breve introdução sobre os conceitos de prevenção primária e prevenção secundária.

Prevenção primária – consiste em várias medidas para evitar o desenvolvimento de uma doença, ou seja, se relaciona às estratégias para evitar que o câncer de mama apareça (manter o peso adequado, praticar atividade física, evitar terapia de reposição hormonal (TRH) durante a fase de menopausa e se for necessário fazer a reposição hormonal, contanto que a mesma não ultrapasse 5 anos (sob supervisão médica).

Prevenção secundária – consiste na realização de exames que possam detectar uma doença em sua fase inicial. Neste quesito é que a mamografia se enquadra. Ou seja, fazer mamografia anualmente não previne o aparecimento de câncer de mama, mas permite que ele seja detectado precocemente aumentando em muito as chances de cura da paciente.

Importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer, de uma forma geral, está associado à maiores taxas de cura bem como a menor necessidade de cirurgias mutilantes e também à menor necessidade de realização de quimioterapia.

Em geral, as taxas de cura se relacionam ao tamanho do tumor e também ao tipo do câncer (o que chamamos de  biologia tumoral). Para saber mais sobre os tipos de câncer, acesse: http://drwesleyandrade.com.br/quais-sao-os-tipos-de-cancer-de-mama/

Prevenção começa com informação.

Agende sua consulta