O número de casos de coronavírus no Brasil e no mundo não para de crescer, já tendo causado mais de 200 mil mortes no Brasil e cerca de 2 milhões de mortes em todo o mundo.
Neste momento, janeiro de 2021, vivemos o pico da pandemia com o maior número de casos registrados por dia desde o início da mesma em março de 2020.
Os coronavírus (abreviação CoV) são importantes patógenos humanos e animais.
No final de 2019, um novo coronavírus foi identificado como a causa de um conjunto de casos de pneumonia em Wuhan, uma cidade na província de Hubei, na China. Ele se espalhou rapidamente, resultando em uma epidemia em toda a China, seguida por um número crescente de casos em praticamente todo o mundo conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Os Coronavírus (sigla CoV) são um grupo de vírus que podem infectar humanos e diversos hospedeiros, incluindo aves (como galinhas, perus e faisões) e mamíferos (como suínos, felinos, bovinos e morcegos).
Os CoV estão classificados na ordem Nidovirales, família Coronaviridae, e dividem-se em quatro gêneros que podem causar doenças respiratórias e intestinais, que variam de leve a grave:
- Alphacoronavírus;
- Betacoronavírus;
- Gammacoronavírus;
- Deltacoronavírus.
Desde o início de fevereiro, a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a chamar oficialmente a doença causada pelo novo coronavírus de Covid-19.
COVID significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a ano de 2019, quando os primeiros casos foram notificados no mundo.
Então, para ficar claro:
O vírus causador: SARS-CoV-2 (coronavírus causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 – COVID-19)
A doença que o vírus causa chama-se: COVID-19