Cirurgia Oncoplástica / Reconstrutora da Mama.
Cirurgia Oncoplástica/Reconstrutora da Mama.
A cirurgia oncoplástica ou cirurgia oncoreconstrutora representa a associação de técnicas de cirurgia oncológica mamária associada a técnica de cirurgia plástica que são empregadas em conjunto para o tratamento do câncer de mama.
São exemplos básicos de cirurgias oncoplásticas as seguintes técnicas:
Cenário de cirurgia conservadora: Corresponde aos casos de remoção parcial de mama, isto é, retirar o tumor com margem de segurança preservando a mama.
- Pedículo inferior: para tumores localizados nos quadrantes superiores em mamas volumosas. Produzirá uma cicatriz em “T” invertido.
- Pedículo superior: para tumores localizados nos quadrantes inferiores em mamas volumosas. Produzirá uma cicatriz em “T” invertido.
- Pedículo superomedial: para tumores localizados nos quadrantes inferiores em mamas volumosas. Produzirá uma cicatriz em “T” invertido.
- Periareolar: para tumores em quaisquer quadrantes que possam ser abordados pela incisão periareolar em mamas de pequeno a médio volume. Produzirá uma cicatriz muito discreta ao redor da aréola.
Cenário de mastectomia: Opções para quando é necessário a realização de mastectomia clássica ou de mastectomia moderna.
- Uso de próteses: reconstrução mamária com uso de prótese de silicone. As próteses podem ser:
- Próteses definitivas: prótese 100% silicone, como vida útil em torno de 15-20 anos.
- Uso de Próteses Expansoras: associa as caracteristicas de uma prótese definita com as caracteristicas de um expansor de tecidos, tem entre 35 a 50% de silicone a depender do modelo e do fabricante. Indicada para os casos em que se tem pouca pele para comportar um grande volume de prótese no momento da cirurgia oncológica, ou por opção técnica do cirurgião para reduzir o risco de alguns tipos de complicações. Tem uma vida útil de cerca de 10 anos.

Reconstrução mamária com prótese expansora
- Rotação do músculo grande dorsal: reconstrução mamária com transposição miocutânea do músculo grande dorsal associado a ilha de pele das costas
- TRAM: reconstrução mamária com transposição miocutânea do músculo reto-abdominal associado a ilha de pele da parte inferior do abdômem;
Referências para texto e imagem:
– Krishna B. Clough, MD, Gabriel J. Kaufman, MD, Claude Nos, MD, Ines Buccimazza, MD, and Isabelle M. Sarfati, MD. Improving Breast Cancer Surgery: A Classification and Quadrant per Quadrant Atlas for Oncoplastic Surgery.
– American Cancer Society: https://www.cancer.org
Gostou da matéria? Visite nossa página no Facebook, Instagram e em nosso Site e confira todas as nossas postagens.

