Avanços no tratamento do Câncer de Mama.
Novo medicamento que freia o câncer de mama é aprovado pela ANVISA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou recentemente mais um medicamento no tratamento de pacientes com câncer de mama metastático com receptor hormonal (estrógeno e/ou progesterona) positivo e HER-2 negativo. Este medicamento tem o nome de ABEMACICLIBE.
O ABEMACICLIBE consiste em um inibidor de CDK4/6 que é uma nova via descoberta na oncologia mamária e muito importante no mecanismo de multiplicação celular. A via CDK4/6 consiste em via regulatória que se mostra “acelerada” nos pacientes com câncer de mama refratárias ao tratamento inicial.
O ABEMACICLIBE consiste em um “freio” para esta via acelerada de replicação celular. Com a interrupção da multiplicação celular, essas células tumorais entram em um processo de senescência ou envelhecimento ficando propensa à destruição e morte pelos mecanismos normais de defesa do nosso corpo fazendo com que o câncer regrida.
Os estudos científicos que demonstram o efeito terapêutico deste novo medicamento são os estudos: MONARCH 1, MONARCH 2 e MONARCH 3
- Indicação: pacientes com câncer de mama metastático com receptor hormonal (estrógeno e/ou progesterona) positivo e HER-2 negativo que progrediram com a hormonioterapia inicial, ou seja, que progrediram com o uso de medicamentos como o tamoxifeno, anastrozol, letrozol dentre outros.
- Via de administração: oral
- Mecanismo de ação: este novo medicamento consiste em um “freio” para o processo de multiplicação celular desordenado ao bloquear o “acelerador” CDK 4/6. Com isso, o câncer para de crescer e vai regredindo gradativamente nas pacientes respondedoras.
- Uso individual ou em associação:
- Uso individual: o uso do ABEMACICLIBE pode ser realizado de forma individual como medicamento único ou monoterapia (baseado no estudo MONARCH 1)
- Uso associado ao fulvestranto: Baseado no estudo MONARCH 2
- Uso associado a inibidor de aromatase não esteroidal (anastrozol ou letrozol): Baseado no estudo MONARCH 3
- Vantagem: medicamento oral sob a forma de comprimidos para uso domiciliar e com efeitos colaterais menores que quimioterapia convencional, mas com efeitos colaterais mais acentuados que a hormonioterapia clássica. Os principais efeitos colaterais deste medicamento são diarreia e queda de glóbulos brancos (neutropenia).
- Outros membros da família dos inibidores de CDK4/6
- RIBOCICLIBE
- PALBOCICLIBE
Desta forma, temos 3 medicamentos com ação na inibição de CDK 4/6 (ABEMACICLIB, PALBOCICLIBE e RIBOCICLIBE) já a provados pela ANVISA para uso em pacientes com câncer de mama metastático com receptor hormonal (estrógeno e/ou progesterona) positivo e HER-2 negativo que progrediram com a hormonioterapia inicial, o que pode baratear o custo destes medicamentos e aumentar o acesso da população a estas novas drogas que tem um custo bem elevado.
Gostou da matéria? Visite nossa página no Facebook, Instagram e em nosso Site e confira todas as nossas postagens.

