• Quadrantetcomia_dr_wesley_andrade

Câncer de Mama – Princípios do Tratamento Cirúrgico

O tratamento do câncer de mama envolve equipe multidisciplinar, sendo a principal modalidade de tratamento a Ressecção Cirúrgica Oncológica. Após a cirurgia o tratamento poderá ser complementado com Quimioterapia e/ou Radioterapia.

CIRURGIA ONCOLÓGICA: Quando falamos em tratamento de Câncer de Mama devemos pensar no tratamento da mama propriamente dita e também da axila.

A Ressecção Cirúrgica Oncológica Mamária genericamente é dividida em dois grupos:   

1 – Cirurgia Conservadora (Quadrantectcomia) – cirurgia que consiste em retirada de parte da mama. É reservada para paciente com:

a – Tumores em fase inicial

b – mamas de volume adequado e na qual a realização da quadrantectcomia promova um resultado estético final satisfatório

Obs. – Este tipo de cirurgia deve ser complementado com Radioterapia na grande maioria dos casos

2- Mastectomia: cirurgia que consiste em retirada total da mama.  É reservada para: 

a – Pacientes que apresentam tumores avançados (lesões de grande tamanho ou com envolvimento da pele)

b – Pacientes que já foram submetidos a tratamento com radioterapia em região do tórax anteriormente

c – Por opção da paciente como uma tentativa de evitar tratamento com Radioterapia

d – Outras contraindicações à Cirurgia Conservadora/Quadrantectcomia. Exemplo: esclerodermia, 

e – Opção em paciente com mutação genética

2.1- Tipos de mastectomia 

a – Mastectomia simples – mastectomia sem reconstrução

mastectomia_simples

b – Mastectomia com preservação de pele (e retirada da aréola): Consiste na modalidade de cirurgia com a retirada do bico (aréola) e preservação da pele. Está indicada quando o tumor acomete o bico (ou está muito próximo do mesmo). Como se preserva a pele é possível a colocação de uma prótese mamária na mesma hora da cirurgia. O bico pode ser reconstruído durante a cirurgia oncológica, ou, mais comumente em um segundo momento a depender de aspectos oncológicos e características anatômicas da paciente.

mastectomia com preservacao de pele_dr_wesley_andrade

          

c – Mastectomia com preservação de pele e aréola (mastectomia moderna):  Além a técnica mencionada acima poderá ser realizada mastectomia com preservação do bico do seio em casos muito bem selecionados pelo seu médico. Consiste na retirada do conteúdo mamário preservando toda a pele e preservando o Complexo Aréolo-Papilar (Bico) o que permite uma reconstrução imediata com a colocação de prótese de silicone com ótimos resultados oncológicos e estéticos.

mastectomia moderna_dr_wesley_andrade

Após a cirurgia oncológica mamária, poderá ser necessário radioterapia (recomendada na maioria dos casos de cirurgia conservadora), quimioterapia, terapia alvo e/ou hormonioterapia a depender do tipo biológico do tumor.

A cirurgia oncológica mamária, para os casos de tumores iniciais, é o procedimento que, de forma isolada, mais agrega possibilidade de cura.

 

Prevenção começa com informação.

Agende sua consulta