ROLL e agulhamento de mama – o que é isso?

ROLL E AGULHAMENTO DE MAMA – O QUE É ISSO?

Bem, aqui explicaremos algumas terminologias pouco conhecidas da população em geral sobre Ressecção de Lesões não Palpáveis de Mama.

Com o avanço da tecnologia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, muitas lesões são diagnosticadas em fase muito precoce. Estas lesões muito pequenas não são palpáveis nem pela paciente e nem pelo médico.

Quando precisamos ressecar estas lesões não palpáveis, necessitamos marcar estas áreas com algum tipo de mapeamento pré-operatório para guiar o cirurgião na correta identificação da área doente.

Existem alguns tipos de mapeamento pré-operatório, mas em nosso meio apenas dois tipos são utilizados na prática:

  • ROLL
  • Agulhamento de mama

 O que é ROLL?

O termo ROLL vem do inglês Radioguided Occult Lesion Localization e consiste na localização da lesão com o auxílio de um marcador radioativo. A principal substância radioativa utilizada chama tecnécio.

Antes da cirurgia, a paciente é submetida a marcação desta lesão guiada por mamografia ou por US (vide abaixo) mediante injeção desta substância radioativa. Esta substância radioativa dura várias horas e permite ao cirurgião localizar a área doente de forma adequada.

Na hora da cirurgia o cirurgião utiliza um equipamento especial chamado Gama Probe. Este equipamento tem a finalidade de detectar radiação, sendo assim ele identifica o local previamente marcado pelo radiologista. Esta metodologia permite uma ressecção precisa da área acometida.

Gama Probe

Gama Probe

Vantagem: Após o procedimento, não se tem a percepção de algo no corpo

Desvantagem: utilização de substância radioativa e maior custo

Deteçção de lesão mamária com Gama Probe

Deteçção de lesão mamária com Gama Probe

 O que é Agulhamento de Mama?

O agulhamento de mama, como o próprio nome diz, corresponde a introdução de uma agulha metálica especial e flexível com um micro anzol na ponta para a adequada ancoragem desta agulha.

Após o procedimento é realizado um curativo na mama para evitar o deslocamento da agulha e também para evitar a percepção pela paciente da presença da mesma.

Assim como o ROLL, também pode ser realizado o procedimento de agulhamento guiado por: US de mamas ou por Mamografia/estereotaxia.

Vantagens: procedimento mais barato e largamente disponível, não usa substância radioativa.

Desvantagem: desvantagem psicológica para algumas pacientes que ficam angustiadas com a ideia de ter esta agulha colocada na mama.

Mesa de estereotaxia

Mesa para o mapeamento por estereotaxia

Agulhamento guiado por mamografia

Agulhamento guiado por mamografia

Agulhamento guiado por mamografiaAgulhamento guiado por mamografia

Agulhamento guiado por mamografia (aspecto da mama)

 

Qual a melhor opção: ROLL ou Agulhamento?

As duas modalidades são muito eficientes não tendo diferença prática no quesito técnico sobre a eficácia em relação aos dois métodos.

 Qual a indicação para ROLL ou Agulhamento?

Como dito anteriormente de forma geral é utilizada para Ressecção de Lesões não Palpáveis. Estas lesões podem ser casos de câncer de mama ou alguns casos de lesões suspeitas com atipias que a biopsia não conseguiu esclarecer completamente.

 Quais exames podem ser feitos para guiar o ROLL ou o Agulhamento?

Em geral vamos utilizar:

– Mamografia: para os casos de microcalcificações, clipes de mamotomia ou pequenos nódulos

Agulhamento guiado por mamografia

Agulhamento guiado por mamografia

– US de mamas: para os casos de nódulos

Agulhamento guiado por US

– RM de mamas: para os raros casos que a lesão só foi visualizada exclusivamente na RM de mamas e sem nenhuma correspondência no US e na mamografia

 

Quanto tempo antes da cirurgia devo realizar o ROLL ou Agulhamento?

Em geral, estes procedimentos de localização pré-operatória são realizados na véspera da cirurgia.

 

Como o procedimento de ROLL ou Agulhamento é realizado?

Em linhas gerais, estes mapeamentos pré-operatório vão se assemelhar ao procedimento de biópsia (core biopsy ou mamotomia) realizado para se chegar ao diagnóstico da lesão.

 

Como é realizado a cirurgia mediante mapeamento pré-operatório?

A Cirurgia é realizada sob anestesia. O cirurgião irá ressecar a área doente guiada pelo mapeamento previamente feito quer seja ele o ROLL ou o Agulhamento preservando a maior parte da mama e realizando uma reconstrução parcial de mama para ajustar a mama para minimizar ou evitar qualquer tipo de defeito.

Controle radiológico da área retirada (mamografia da peça)

Controle radiológico da área retirada (mamografia da peça)