Mamotomia: biópsia mamária assistida a vácuo

O que é mamotomia?

A mamotomia consiste em um tipo especial de biópsia mamária assistida a vácuo e que é indicada para casos de alterações mamárias suspeitas. Em geral é utilizada para lesões de pequeno tamanho (microcalcificações ou nódulos menores de 10 mm)

Neste exame são removidos fragmentos da área doente da mama. Estes fragmentos serão enviados para estudo anatomopatológico.

A mamotomia tem o objetivo de estabelecer ou afastar o diagnóstico do câncer de mama.

Quais os exames podem ser utilizados para guia a mamotomia?

A mamotomia pode ser realizada guiada por:

• Us de mamas
  • Mamografia
  • RM de mamas (para casos muito selecionados)

O médico irá escolher qual o melhor tipo de exame para guiar a sua biópsia. Esta escolha é feita de acordo com o método de imagem em que melhor se visualiza a lesão suspeita.

Quem realiza o procedimento?

O exame é realizado pelo médico radiologista (o mesmo médico que faz o US de mamas e também a mamografia) mediante uma solicitação do médico mastologista.

O procedimento é doloroso?

O exame é pouco doloroso. Ele é realizado com anestesia local para o maior conforto do paciente.

Precisa de internação hospitalar para a realização de mamotomia?

A mamotomia dispensa internação hospitalar. É realizada em regime ambulatorial, logo após o procedimento a paciente já é liberada para retorno para casa.

O que é o clipe inserido na mama após a biópsia e para que serve?

O clipe é um marcador metálico feito de titânio.  Serve para demarcar o local da biópsia pois, em muitos casos, como se trata de lesões de pequeno tamanho, estas lesões podem ser completamente removidas na mamotomia.

Caso a paciente necessite de uma intervenção cirúrgica, este clipe será o “orientador” para uma cirurgia de grande precisão.

O que pode ficar na mama para sempre?

Se o resultado da biópsia for benigno, ele não precisará ser retirado e ficará a vida toda na mama. Ele aparecerá nas futuras mamografias simbolizando que aquela área já foi motivo de avaliação e terá uma atenção redobrada pelos médicos radiologistas e mastologista

Qual o tamanho do clipe?

O clipe mede cerca de 3,0 mm

O Clipe faz mal à saúde?

O clipe não faz mal à saúde, ele é feito de titânio, material próprio para ficar no corpo humano. Clipes de titânio são utilizados largamente na medicina em diversas áreas cirúrgicas. O clipe não apresenta risco de rejeição e não causa nenhum tipo de sintoma.

O clipe apita no aeroporto ou na porta do banco?

Pergunta muito clássica por parte das pacientes. O volume de metal é ínfimo, não causando nenhuma limitação ou constrangimento no Raio-X do aeroporto ou nas portas de banco.

Qual é o preparo para a Mamotomia?

Não tomar medicações contendo antiagregantes plaquetários como o ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Buferin ou Somalgin), clopidrogel (Plavix) e Ticlopidina (Ticlid) ou anticoagulantes orais (tais como Marevan, Coumadin ou Varfarin) 5 dias antes do procedimento e 2 dias após o exame, com o consentimento do médico assistente que prescreveu estes medicamentos,

A paciente deverá também levar exames de US mamária, mamografia e ressonância de mamas, se houver.

Quanto tempo dura o procedimento?

O exame dura aproximadamente 40 -60minutos e é necessário levar acompanhante.

É necessário estar de jejum?

Como será feito com anestesia local, não é necessário jejum.

Quais cuidados a paciente deve ter após a Mamotomia?

Evitar exercícios físicos nos 2 primeiros dias após o exame. Evitar molhar o curativo compressivo que será colocado após o exame e retirá-lo após 48h. Aplicar compressas de gelo nas primeiras 24h pode diminuir a formação de hematomas. No caso de dor, o uso de analgésicos comuns geralmente é suficiente.

Pode haver intercorrências?

Apesar de todos os cuidados, é possível a formação de hematomas após a realização do exame.

Casos raros de infecções mamárias após o procedimento também podem ocorrer.

Quanto tempo leva para ser ter o resultado deste exame?

O material colhido na mamotomia será enviado para estudo anatomopatológico. O resultado ficará pronto de 3 a 5 dias uteis.