Coronavírus e pacientes oncológicos

O que é:

• Consiste em uma família de vírus que podem causar doenças respiratórias nos seres humanos.
  • Descoberto desde 1960, os vírus desta família causam infecções respiratórias brandas a moderadas.
  • A maioria das pessoas se infecta com coronavírus comuns ao longo da vida.
  • Ao longo do tempo, estes vírus vão se reproduzindo e apresentando mutações, podendo ficar mais poderosos, resistentes ao nosso sistema imunológico e causar infecções mais graves
  • O coronavírus em questão é o COVID-19(do inglês Coronavirus Disease, cepa 2019), ou seja, é a última versão do vírus. E esta nova versão do vírus está mais agressiva e o nosso corpo ainda não aprendeu a se proteger adequadamente desta geração.

Transmissão:

• O vírus é de fácil transmissão.
    • É transmitido por gotículas e aerossóis (presentes nas secreções respiratórias que são expelidas durante a tosse e espirro)
    • É transmitido através das vias respiratórias e contatos

O período de incubação:

• Incubação é a terminologia médica que se refere ao período do contágio com o vírus até o desenvolvimento de sintomas
  • Este período de incubação varia de 2 a 14 dias
  • Como o tempo “máximo” para o desenvolvimento da doença após contato de um indivíduo é de 14 dias a quarentena (em relação ao COVID-19) tem este período de tempo, ou seja, se um indivíduo não desenvolveu a doença dentro de 14 dias de um suposto contato com uma pessoa doente é sinal que ele não desenvolverá a doença. No entanto, o indivíduo segue susceptível a novos contatos e a possibilidade de infecção.

Sintomas:

Os sintomas iniciais são semelhantes para todos os tipos de infecção respiratórias virais sendo os principais e que em geral são leves:

• Febre
  • Sintomas Respiratórios (coriza, tosse, falta de ar, dor de garganta)

Os casos mais graves irão apresentar:

• Falta de ar
  • Respiração acelerada
  • Folego curto
  • Confusão mental

Coronavírus no Brasil:

O nosso país já tem vários casos de coronavírus inclusive com a transmissão local. Ou seja, o cuidado agora já não é mais restritivo para pessoas que estão vindo de outros países. O vírus já circula em nosso meio.

Poderão acompanha em tempo real os casos de coronavírus no Brasil e no Mundo por este link:

Pacientes com câncer e em tratamento com quimioterapia

• Não interromper o tratamento oncológico: Estas pacientes deverão ter o seu tratamento oncológico mantido normalmente, devendo seguir a rotina programada de receber a quimioterapia
  • Evitar contato físico em geral: Evitar cumprimentar com beijos e abraços
  • Entrar em contato com a equipe médica e de enfermagem em casos de: febre, coriza, tosse seca e falta de ar

Pacientes com câncer e em programação de cirurgia oncológica

• Cirurgias oncológicas programadas: deverá ser avaliada caso a caso junto a equipe médica ponderando o risco oncológico, o risco da infecção pelo coronavírus, questões epidemiológicas e a capacidade do sistema de saúde. Este cenário irá se modificar de forma ativa ao longo dos dias e semanas na dependência do número de pessoas acometidas, da gravidade dos casos e da disponibilidade hospitalar.

Pacientes que já realizaram cirurgia e/ou quimioterapia

• A imunidade destes pacientes já está se normalizou. Os pacientes neste cenário deverão seguir a recomendação habitual para a população em geral.

Pacientes em uso de hormonioterapia

• A hormonioterapia não altera a imunidade. Os pacientes neste cenário deverão seguir a recomendação habitual para a população em geral.

Cuidados para toda a população:

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete (contato do sabonete com a pele por pelo menos 40-60 segundos), alternativamente higienizar as mãos com álcool líquido ou em gel (contato do álcool com a pele por pelo menos 20-30 segundos) várias vezes ao dia;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
  • Não compartilhar objetos pessoais;
  • Evitar aglomeração de pessoas, sobretudo em ambientes que onde não seja possível garantir a ventilação adequada.

Aplicativos sobre coronavírus:

– Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

– IOs – https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Referências:

– OMS (Organização Mundial da Saúde)

– Ministério da Saúde

– SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

– SBCO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Gostou da matéria? Visite nossa página no FacebookInstagram e em nosso Site e confira todas as nossas postagens.