Câncer de mama em mulheres jovens: quando ele ocorre?

Qual a faixa etária mais afetada com o câncer de mama?

A incidência de câncer de mama se relaciona diretamente com a idade da mulher, ou seja, quanto mais velha a mulher maior o seu risco de ter câncer de mama. No geral, o risco aumenta muito após os 50 anos de idade (após a menopausa).

O câncer de mama pode afetar mulheres mais jovens? A partir de qual idade?

Sim, mulheres jovens também podem ser acometidas, mas com uma incidência menor. Dividimos ainda este grupo em mulheres muito jovens para as pacientes com câncer de mama abaixo dos 35 anos.

Os casos registrados em idade mais precoce giram em torno dos 20 anos – sendo fato de extrema raridade, e, com uma maior risco de estar relacionado a graves mutações genéticas.

Quais fatores aumentam o risco de uma mulher jovem ter câncer de mama?

O principal fator de risco para mulher jovem ter câncer de mama é a presença de mutação genética – sendo os principais genes o BRCA1, BRCA 2, TP53 e o gene CHECK2.

Outro fator relacionado a câncer de mama nesta faixa etária consiste no tratamento com radioterapia na região do tórax (normalmente para o tratamento de linfoma na região do tórax) durante a adolescência. Esta radioterapia torácica realizada na adolescência afeta a mama e predispõe ao surgimento de câncer de mama, no geral, a partir de 10 anos após a realização deste tratamento.

Que tipo de acompanhamento essas mulheres com maior risco devem fazer?

As pacientes de risco elevado devem começar o rastreamento, isto é, a realização de exames para o diagnóstico precoce a partir dos 25-30 anos. Nesta conta entra algumas outras informações como: se existe ou não mutação genética diagnosticada nos genes supracitados bem com a idade na qual os parentes desenvolveram câncer de mama.

Gostou da matéria? Visite nossa página no Facebook, Instagram e em nosso Site e confira todas as nossas postagens.